segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Presidente da Câmara de Vizela recebe jovens viajantes no tempo de braços abertos

O grupo de jovens participantes no projeto “Time Travellers” foi recebido na manha desta segunda-feira, pelo Presidente da Câmara Municipal de Vizela (CMV), Dinis Costa, na sede do município.



Este projeto de intercâmbio de jovens, provenientes de Caldas de Vizela, Frontignan e de Caldas de Reis, resulta da aprovação de uma candidatura da CMV ao programa europeu Erasmus+. Ação KA1- Mobilidade Individual para Fins de Aprendizagem. Diana Borges, responsável pelo projeto, falou da importância da convivência entre os jovens e para com os seniores. “Não podemos esquecer que é um projeto intergeracional, em que estes jovens vão trabalhar muito com as pessoas mais adultas”, referiu.

A responsável afirmou ainda que se trata de um projeto que vai ao encontro ao que já existe no concelho, denominado “No Meu Tempo”. “Também é muito importante para a comunidade vizelense, a interação com estes jovens. Naturalmente que as atividades que vamos desenvolver de lazer, são sempre relacionadas com a educação não formal, o facto de contarmos com três línguas, costumes, hábitos e rotinas diferentes, é uma forma de abrir mentalidades e novos horizontes”, acrescentou.

O autarca Dinis Costa recebeu o grupo de intercâmbio nas instalações da CMV e falou diretamente com eles, explicando a importância desta iniciativa. “É extremamente importante este encontro intergeracional, provenientes de cidades geminadas, das regiões espanholas e francesas, primeiramente pela diferença de gerações e cultural de ambas as regiões e acima de tudo, pelas novas ideias que possam ter e contrapartidas até de caráter pessoal”, referiu o edil. E acrescentou: “É bastante importante termos geminações, não apenas para passear aquando das visitas, mas também para trabalhar. Este projeto também está relacionado com a economia local. É evidente que se estes jovens gostarem da cidade, os familiares também vão ficar com uma boa indicação e começamos a contar com mais visitantes. Penso que temos feito um bom trabalho e existe aqui um trabalho excelente do Ricardo Vieira e da Diana Borges, responsáveis por esta iniciativa, que fazem com que estes encontros sejam fundamentais para criar empatia com estas cidades das quais temos geminação” acrescentou o autarca. 

O grupo jovens de intercâmbio, provenientes de Caldas de Vizela, de Frontignan, em França, e de Caldas de Reis, em Espanha, com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos, vai estar em visita a Vizela, até ao dia 13 de setembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário